https://www.rbtcc.com.br/RBTCC/issue/feed Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva 2025-05-06T00:00:00-03:00 Fabio Henrique Baia (Editor-Chefe) contato.rbtcc@gmail.com Open Journal Systems <h4><strong>Publicação:</strong></h4> <p>Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (<a href="https://abpmc.org.br" target="_blank" rel="noopener">ABPMC</a>).<br /><br /></p> <h4><strong>Missão:</strong></h4> <p>Contribuir significativamente para o desenvolvimento da Análise do Comportamento, das Terapias Comportamentais, Cognitivas e Contextuais, da Medicina Comportamental e de outras áreas correlatas de estudo do comportamento nos seus fundamentos científicos ou filosóficos, nos seus princípios éticos e também como profissão.</p> https://www.rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1995 COMO RESPOSTAS ENCOBERTAS DO PSICOTERAPEUTA PODEM DIFICULTAR OU AUXILIAR NA CONDUÇÃO DO CASO CLÍNICO 2024-08-02T17:11:10-03:00 Alessandra Villas Bôas villasboas.alessandra@gmail.com Luc Marcel Adhemar Vandenberghe luc.m.vandenberghe@gmail.com <p>Deve-se considerar os sentimentos e pensamentos que os clientes evocam nos psicoterapeutas durante a sessão? O objetivo desse texto é de elucidar a utilidade da observação das respostas encobertas do psicoterapeuta. Trata-se de um artigo didático conceitual, com base na literatura pertinente e na experiência clínica. Três formas de usar os encobertas são propostas e ilustradas. Os sentimentos e pensamentos que os clientes eliciam e evocam no psicoterapeuta podem esclarecer dificuldades interpessoais e sociais do cliente. A compreensão das variáveis de controle desse responder do psicoterapeuta pode auxiliar na tomada de decisões que guiam o tratamento. Os encobertos do psicoterapeuta também podem alertar para dificuldades que prejudicam o manejo do caso e cuja superação pode permitir novas direções de intervenção. Finalmente, expor seus sentimentos ao cliente pode ser benéfico para o processo terapêutico. Trabalhar com seus eventos encobertos pode ser um desafio ao psicoterapeuta, exigindo tanto repertório discriminativo sob controle de regras (compreensão teórica) quanto selecionado por consequências naturais (resultando de treino vivencial).</p> 2025-05-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva https://www.rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1998 Prevenção de Violência Contra Mulheres com Adolescentes 2024-08-07T17:51:58-03:00 Marcelo Borges Henriques marcelobhenriques@ufj.edu.br Renata de Mello Mamede marcelobhenriques@ufj.edu.br <p style="font-weight: 400;">A violência contra as mulheres é um problema grave e de saúde pública no Brasil, especialmente durante a adolescência. Este estudo buscou, através de uma revisão de escopo, sintetizar e analisar intervenções com adolescentes voltadas para a prevenção da violência contra mulheres. A busca por artigos foi realizada nas plataformas Scielo, BVS Bireme e Scopus, tendo como critérios de inclusão: artigos avaliados por pares, redigidos em inglês, espanhol ou português, pu¬blicados entre 2011-2021, que descreviam intervenções com adoles¬centes para prevenir a violência contra mulheres, assim como seus re¬sultados. Foram selecionados 16 artigos após a aplicação dos critérios de seleção. Observou-se que a maior parte das intervenções utilizou poucos componentes comportamentais e seus resultados indicam mu-danças predominantemente voltadas à atitudes e crenças. Conclui-se que são necessárias intervenções focadas na mudança de comporta¬mentos e que a análise do comportamento tem um grande potencial para contribuir nesse processo.</p> 2025-05-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva https://www.rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/2020 Revisão sistemática da literatura sobre o ensino da condução de avaliações comportamentais 2025-03-11T11:25:52-03:00 Isvânia Alves dos Santos isvaniaa.santos@gmail.com Jackeline Joyce de Santana Santos jackeline.santos@cedu.ufal.br Daniela Mendonça Ribeiro daniela.ribeiro@cedu.ufal.br <p style="font-weight: 400;">A avaliação é fundamental em intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada. Esta revisão buscou sistematizar os estudos que ensinaram a aplicação de métodos ou instrumentos de avaliação do comportamento, baseando-se no PRISMA. As buscas foram conduzidas nas bases de dados <em>PsycINFO</em>, <em>PubMed</em>, <em>ERIC</em>, Periódicos Capes e <em>Web of Science</em>, com os termos<em>“behavior assessment” OR “behavioral assessment” OR “development assessment” AND “caregiver training”</em> AND<em> “staff training” AND “teacher training”</em> AND <em>“parent training” </em>em inglês. Dentre os 717 documentos identificados, 39 atenderam aos critérios de elegibilidade. Verificou-se que professores foram os participantes mais frequentes, que os componentes do <em>Behavioral Skills Training </em>(BST) foram os procedimentos mais utilizados e que a maioria dos estudos ensinou a condução da análise funcional experimental. Discutem-se a relevância de se ensinar professores a identificarem a função de comportamentos interferentes e a escassez de estudos que ensinaram a aplicação de instrumentos que verificam habilidades e déficits comportamentais.</p> 2025-07-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva