Revisão sistemática da literatura sobre o ensino da condução de avaliações comportamentais

Autores

  • Isvânia Alves dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Jackeline Joyce de Santana Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Daniela Mendonça Ribeiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.2020

Palavras-chave:

análise do comportamento aplicada, avaliação do comportamento, treinamento, transtorno do espectro autista

Resumo

A avaliação é fundamental em intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada. Esta revisão buscou sistematizar os estudos que ensinaram a aplicação de métodos ou instrumentos de avaliação do comportamento, baseando-se no PRISMA. As buscas foram conduzidas nas bases de dados PsycINFO, PubMed, ERIC, Periódicos Capes e Web of Science, com os termos“behavior assessment” OR “behavioral assessment” OR “development assessment” AND “caregiver training” AND “staff training” AND “teacher training” AND “parent training” em inglês. Dentre os 717 documentos identificados, 39 atenderam aos critérios de elegibilidade. Verificou-se que professores foram os participantes mais frequentes, que os componentes do Behavioral Skills Training (BST) foram os procedimentos mais utilizados e que a maioria dos estudos ensinou a condução da análise funcional experimental. Discutem-se a relevância de se ensinar professores a identificarem a função de comportamentos interferentes e a escassez de estudos que ensinaram a aplicação de instrumentos que verificam habilidades e déficits comportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/07/2025

Como Citar

Alves dos Santos, I., Joyce de Santana Santos, J., & Mendonça Ribeiro, D. (2025). Revisão sistemática da literatura sobre o ensino da condução de avaliações comportamentais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 27(1), e252020. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.2020

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura