v. 25 (2023)

Publicado: 03/06/2023

Editorial

  • Editorial: Transição e continuidade: a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) olha para o futuro

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1938
    Fabiane Ferraz Silveira Fogaça, Fábio Henrique Baia (Autor)
    1-3

Pesquisas originais

  • Efeitos do feedback instrucional sobre a aquisição de repertórios múltiplos em crianças com autismo

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1739
    Neylla Cristhina Pereira Cordeiro, Daniel Carvalho Matos (Autor)
    1-21
  • Alteração de função de faces por meio da formação de classes de equivalência em crianças com autismo

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1748
    Pâmella Suyly Gomes Lopes, Alvaro Junior Melo Silva, Romariz da Silva Barros (Autor)
  • Associação entre características individuais, imagem corporal e Sintomatologia de Transtornos Alimentares em acadêmicos de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1803
    Thaís Moreira Machado, Mariana Kamimura, Beatriz Pizetta Ferronato, Wanderson Roberto Silva, Luiz Felipe de Paiva Lourenção (Autor)
    1-13
  • Ensino de leitura e escrita para dois alunos com deficiência intelectual a partir de um programa de ensino informatizado

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1692
    Lais Paloma de Oliveira, Lidia Maria Marson Postalli (Autor)
    1-20
  • Efeitos do estresse crônico moderado sobre a manutenção de uma discriminação operante

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1742
    Arthur Vaciloto Lima, Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior, Nilza Micheletto (Autor)
    1-20
  • Programação e implementação de uma intervenção para o desenvolvimento da prática de cooperação entre profissionais que utilizam coworking

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1517
    Keila Regina Gonçalves, Pedro Bordini Faleiros, Camila Muchon de Melo (Autor)
    1-23
  • Correspondência verbal: Efeito das probabilidades de reforçamento e punição decorrentes do tipo de pergunta

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1720
    Patricia de Matos Demoly, Carlos Augusto Medeiros (Autor)
    1-22
  • Resolver problemas por meio da recombinação de repertórios: efeitos da participação em um jogo de tabuleiro

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1740
    Thaís Sousa Belo da Fonseca, Verônica Bender Haydu (Autor)
    1-18
  • Uma taxonomia topográfica do comunicar: visão comportamental

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1728
    Rafael Rubens de Queiroz Balbi Neto, Elizeu Batista Borloti, Verônica Bender Haydu (Autor)
  • Avaliação da autoestima por medida implícita: aplicação do Function Acquisition Speed Test (FAST)

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1741
    Madeleine Reinert Marcelino, Nassim Chamel Elias (Autor)
    1-15
  • Efeitos de uma intervenção breve na flexibilidade da imagem corporal em universitárias

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1773
    Gabriela Damasceno Ferreira Campos, Maria Eduarda Alencastro, Gibson Weydmann, Wagner Machado, Janaína Thaís Barbosa Pacheco (Autor)
    1-19
  • Telessaúde em intervenção comportamental com mães de crianças com autismo

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1838
    Camila Domeniconi, Livia Gabriela Campos Balog, Miriana de Araújo Biazin, Sara Gonzalez Moron, Priscila Benitez (Autor)
    1-17

Estudos de Caso

Revisões sistemáticas de literatura

  • A prática da teoria cognitivo-comportamental na escola: uma revisão sistemática integrativa

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1734
    Irani Lauer Lellis, Maria Daniela Gusman Barillas (Autor)
    1-14
  • Revisão sistemática da literatura sobre o treinamento para a aplicação do ensino por tentativas discretas

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1698
    Thayana Oliveira Pereira de Souza, Daniela Mendonça Ribeiro (Autor)
    1-22
  • Revisão Sistemática: Avaliação Funcional e Intervenção de Comportamentos Estereotipados

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1736
    Bruna Brasil Pereira Garcia Lima, Roberta Maia Marcon (Autor)
    1-21

Artigo Didático

  • Teoria das Molduras Relacionais (RFT) Apresentação para analistas do comportamento

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1745
    Gabriela Jacques de Moraes, Daniel Afonso Assaz, Claudia Kami Bastos Oshiro (Autor)
    1-21

Artigos Conceituais

  • Sistematização de comportamentos intermediários do empatizar: revisão e proposta de uma sequência para o ensino

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1715
    Patricia Eiterer, Nádia Kienen, Silvia Regina de Souza (Autor)
    1-15

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento

  • A Presença de Skinner em Artigos Analítico-Comportamentais Brasileiros (1961 – 1998)

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1755
    Marcos Spector Azoubel, João Manoel Rodrigues Neto, Henrique Fernando Rocha Alves, Giulia Candido Bruno (Autor)
    1-15
  • Estratégias para identificar e para superar incompreensões sobre a Análise do Comportamento: uma revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1673
    Vitória Grídvia Bandeira, Fani Malerbi (Autor)
    1-20

Seção Especial: Saúde mental e o enfrentamento da pandemia